Vamos direto ao ponto: você gastou horas, noites mal dormidas e incontáveis xícaras de café para escrever o seu livro. Agora, chegou a hora de responder à pergunta que não quer calar: quanto ele vale? Definir o preço de um livro é uma arte que envolve mais do que apenas somar os custos de produção. Então, coloque o cinto de segurança e vamos juntos entender como chegar ao valor ideal, com um toque de humor e bom senso.
É hora de calçar os sapatos de repórter investigativo e mergulhar fundo no mercado. Dê uma olhada na prateleira virtual (ou física, se preferir) e veja como seus concorrentes estão precificando seus livros. Livros de romance estão a preço de banana? Autobiografias valem como ouro? Observe, compare e aprenda. Afinal, ninguém quer ser o autor que coloca um preço fora da curva e acaba com um estoque de livros encalhados. Ajuste o seu preço para estar alinhado ao seu público e segmento, e não se esqueça de verificar como anda a concorrência.
Lembre-se do que Graciliano Ramos nos ensinou com "Vidas Secas": cada palavra importa. O mesmo vale para o preço. Uma precificação inteligente ajusta-se conforme a demanda, a época do ano ou o contexto do lançamento. Pode começar com um preço promocional para chamar a atenção dos primeiros leitores e, conforme o boca a boca se espalha, reajustar o valor. E sim, tal como Graciliano, você também pode experimentar e testar até encontrar o equilíbrio perfeito para o seu livro.
No fim das contas, precificar um livro é um equilíbrio entre custos, mercado e o valor percebido pelos leitores. Não há uma fórmula mágica, mas, com um pouco de pesquisa e estratégia, você pode encontrar o preço que melhor se encaixa para o seu público e objetivos. E, claro, nunca se esqueça de que na Fábrica do Livro, estamos aqui para ajudar você em todas as etapas do caminho, da impressão à distribuição.
Agora é com você: pronto para colocar um preço na sua obra-prima? Que tal testar algumas dessas dicas e ver como seus leitores reagem?
Quem tem livros
para escrever
tem a gente
para imprimir.